Nutrologia para idosos
- dramarybassi
- 25 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Uma atenção toda especial!

Uma atenção toda especial! Nutrologia para idosos!!
Muito se sabe que a população idosa vem crescendo nos últimos anos, e por isso precisamos nos atentar mais em lhe dar uma boa qualidade de vida!
Para isso, podemos classificar o idoso como frágil identificando 3 ou mais dos critérios a seguir:
1. perda de peso involuntária (5kg no último ano)
2. Autorrelato de exaustão
3. Fraqueza
4. Baixo nível de atividade física
5. Lentificação da marcha
O Idoso pré - frágil seria aquele com a presença de 1 ou 2 critérios, o qual já merece uma atenção e avaliação especializada e o idoso robusto aquele que não tem nenhum critério.
Assim como a desnutrição e desidratação, a obesidade também está presente entre os idosos e vem crescendo nos últimos anos.
E com o processo de envelhecimento, devido a resistência anabólica e diminuição da massa magra, eles podem ainda apresentar Sarcopenia (perda progressiva da força e da massa muscular) e consequentemente ocorrer um declínio da performance ou desempenho físico.
Por isso, o idoso merece muita atenção em relação a sua alimentação, a fim de manter ou melhorar o estado nutricional durante o processo de envelhecimento.
Para isso, é necessário fornecer quantidades adequadas de calorias, proteínas, fibras, micronutrientes e líquidos, a fim de atender as necessidades especiais dessa faixa etária.
Quais Micronutrientes devemos nos atender aos idosos?
A suplementação de micronutrientes nos idosos será prescrita se houver alguma deficiência específica, caso contrário, serão administrados de acordo com as recomendações de um idoso saudável, segundo as DRIs (Recomendação Diária de Ingestão).
Porém, existem alguns deles que precisamos ficar atentos para possíveis deficiência devido alterações do trato gastrointestinal que são muito frequentes nos idosos.
A disbiose ocorre devido à má alimentação, stress, digestão lentificada, alteração do PH intestinal, tempo de trânsito intestinal, uso indiscriminado de antibióticos e anti-inflamatórios, abuso de laxantes, consumo excessivo de alimentos industrializados e pobres em fibras, presença de doenças crônicas, hipocloridria. Tudo isso é entre outras, porém levar a uma deficiência nutricional e de micronutrientes.
Vou citar aqui alguns deles para nos atentar: Cálcio, ferro, magnésio, zinco, vitamina D, vitamina B12, vitamina C.
Sem esquecer de ofertar uma boa fonte e quantidade de proteína e ômega 3; além de uma prática de exercício físico para a manutenção da massa muscular.
Conhece alguém que precise de ajuda?
Você pode ajudar nossos idosos queridos também!
Ficou com dúvidas? Me chama no direct que eu te ajudo!
Comments