top of page

Nutrologia

logo MB

Mas afinal, o que é nutrologia?

É importante esclarecer, de início, que quando falamos em nutrologia, estamos tratando de uma especialidade médica. O médico nutrólogo é um "clínico geral especializado em nutrientes na saúde e na doença". A atuação preventiva é um de seus pilares.

Foram os professores Dutra de Oliveira e Sérgio Marchini que sugeriram o nome de nutrologia para a especialidade e de nutrólogo para o médico que trabalha na área, para diferenciar da nutrição clínica, mais apropriada à profissionais não-médicos da área de nutrição. Por vezes a nutrologia também é conhecida como nutrologia médica, nutrologia funcional ou nutrição médica.

Sendo uma especialidade médica, pertence à ciência da saúde, cujos estudos estão relacionados com a vida, a saúde e a doença.

Na nutrologia se estuda a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento de doenças nutricionais, que compreende qualquer patologia que tenha como causa o excesso ou déficit de algum nutriente.

Costumo dizer que a nutrologia está relacionada à alimentação, aos alimentos e nutrientes, ao que acontece com eles após a ingestão, digestão, absorção e como o corpo reage a tal metabolismo, podendo resultar em saúde ou em patologias. A reação do corpo depende do equilíbrio entre esses nutrientes e as necessidades de cada pessoa, se os órgãos estão preparados para o processo da metabolização, e se existe equilíbrio hormonal e bioquímico.

Avaliar e corrigir os hábitos alimentares para um melhor aproveitamento dos nutrientes é fundamental numa consulta de Nutrologia; porque tanto os excessos como as carências de alimentos podem levar a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, anemia, desnutrição, obesidade, sarcopenia. São essenciais ainda para a nutrologia a avaliação do sono, nível de estresse, saúde intestinal, transtornos alimentares e distúrbios psico-comportamentais.

Diferença entre nutrólogo e nutricionista

Muitas pessoas confundem o trabalho do médico nutrólogo com o do nutricionista. Pode-se dizer, de forma geral, que enquanto o nutricionista tem como foco as dietas e os alimentos, o médico nutrólogo trata mais de doenças nutricionais. Ou seja, o nutricionista não dá o diagnóstico de patologias e os exames que ele pode solicitar se limitam ao diagnóstico nutricional.

Desse modo, adotando o bom senso, pessoas saudáveis que desejam um plano alimentar podem procurar diretamente um nutricionista. Já pessoas que apresentam queixas,  sintomas ou alguma patologia específica devem procurar primeiramente um médico nutrólogo, não apenas para tratar obesidade ou ganho de massa magra. Existem alguns médicos nutrólogos que também montam plano alimentar e outros que encaminham para um nutricionista.

No final dessa pagina deixo alguns links de importantes entidades relacionadas à nutrologia no Brasil e no mundo.  A Abran é uma delas, que nos dá a seguinte definição: 

"A Nutrologia é o ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos. Por definição, a Nutrologia é uma especialidade médica de caráter clínico que tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas".

(fonte: Abran)

E como atua o médico nutrólogo?

O médico nutrologo analisa sua alimentação X necessidades X níveis fisiológicos, hormonais e bioquímicos para  tratar patologias, corrigir hábitos alimentares e indicar complementos nutricionais.

Segundo a Abran, a atuação clínica nutrológica ambulatorial e hospitalar do médico nutrólogo abrange, em resumo:

Atuação do nutrólogo

1 - DOENÇAS NUTRICIONAIS

Diagnosticar e tratar as patologias nutricionais (que incluem as nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário.

2 - HÁBITOS ALIMENTARES

Identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas.

3 - ESCLARECIMENTOS AOS PACIENTES

Que doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras.

Quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor.

Que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo.

Que a informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar.

Que o seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos.

4 - MUDANÇAS DE HÁBITOS

Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular de hábitos dietéticos, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de patologias, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados.

5 - AVALIAÇÃO PERIÓDICA

Enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais.

6 - NUTRIÇÃO PARENTERAL ENTERAL

Participar da composição da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional para atendimento aos pacientes que necessitam de Nutrição Enteral ou Parenteral.

Avaliar, indicar, prescrever e acompanhar diariamente os pacientes em Terapia Nutricional Intrahospitalar, seja enteral ou parenteral.

7 - CAPACIDADE FUNCIONAL - BIOIMPEDÂNCIA - ULTRASSONOGRAFIA - PRÁTICA ESPORTIVA

Avaliação da capacidade funcional por meio de testes de força tais como dinamometria e testes funcionais como, por exemplo, teste da caminhada de 6 metros e teste de sentar – levantar (TSL).

A ultrassonografia de partes moles para avaliação da espessura muscular do quadríceps visando o diagnóstico de sarcopenia e desnutrição.

Avaliação nutrológica pré e pós participação esportiva.

8 - ENVELHECIMENTO E LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Contribuir continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável.

Início

Links

Assoiação Brasileira de Nutrologia

Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Atua institucionalmente na área de nutrição clínica, enteral e parenteral.

American Society for Parenteral and Enteral Nutrition

Guidelines

European Society for Clinical Nutrition and Metabolism 

Ensino Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2021 by Mary Bassi.

  • Whatsapp
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social
bottom of page